Melhorador unificado
e não unificado
Existem no mercado melhoradores que chamamos de “Unificado” e “Não Unificado” que simplesmente indica se, em sua composição, existem os 03 (três) principais componentes de um melhorador de farinha ou não, são eles: Emulsificantes, Reforçadores de Glúten e Enzimas.
Melhoradores unificados possuem estes três componente em sua fórmula, portanto o percentual de cada um deles é fixo, ou seja, se aumentamos a dosagem utilizada na receita, aumentamos percentualmente todos os três componentes na receita.
Já os Não Unificados, geralmente, têm em suas formulações apenas um dos três componentes citados acima.
A JESoL possui produtos com os três componentes separados:
Super Soft (emulsificantes), Reforça+ (reforçadores) e Enzim+ (enzimas).
Ou com os três componentes juntos: Mega Mix, J-15 e Fast Mix.
A principal vantagem dos melhoradores não unificados é o fato de que, dentro do processo produtivo de uma indústria de panificação, seus técnicos podem variar a quantidade de cada um dos três componentes separadamente de acordo com as características que se quer chegar em cada produto. Por exemplo, para aumentar a maciez da massa pode-se aumentar a quantidade de emulsificante, a crocância aumenta-se o reforçador e assim por diante.
Já os melhoradores unificados são mais fáceis de manusear mas podem ser mais difíceis de corrigir determinada deficiência da massa, por exemplo, caso o técnico necessite melhorar somente a maciez do pão, ele teria que aumentar a dosagem do melhorador unificado, porém, ele está aumentando também o reforçador e enzimas juntos, o que pode trazer resultados não esperados para a massa ou, ele pode até chegar ao resultado esperado mas a um custo muito maior.